domingo, 2 de maio de 2010

36 anos passados do 25 de Abril de 1974 quisemos dar o nosso contributo Associativo no sentido de relembrar como se vivia antes desta data e o que se passou exactamente na noite de 24 para 25.

A partir de um desafio lançado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde Dr. Luís Ramalho aos grupos de Teatro da Freguesia, nós mergulhamos na investigação deste acontecimento. Os nossos elementos nascidos durante, ou depois desta data, de pouco ou nada se recordam. Achamos que era nosso dever aprofundar conhecimento sobre este momento histórico do nosso país.

Como um dos nossos eixos estratégicos de acção se centra na angariação de novos púbicos decidimos integrar no nosso elenco, jovens de Ermesinde, especificamente de Escola Secundária de Ermesinde, que desde já agradecemos o apoio quer da Direcção quer da Associação de estudantes. O grupo de Teatro Casca de Nós conseguiu entre digressões e uma estreia, disponibilizar duas actrizes para esta actividade. O nosso agradecimento também para eles por este facto. O elenco estava construido com uma nova postura e com novos intercambios.

Como se diz numa gravação da época, inserida no espectáculo:

“Só quero dizer que isto já devia ter acontecido há muitos anos. Só não aconteceu porque o povo português não tinha cultura. Não deram cultura ao povo para isto não suceder há mais anos…”

Para que não se volte a repetir, convidámo-los a aparecerem a esta nossa actividade cultural. Porque precisamos da cultura e de diversidade.

Encenação - Hugo Sousa

Produção – Ana Morina

Cenografia – José Pinto, Sandra Silva e Maria José Reis

Apoio à encenação – Diana Barnabé

Interpretação – Deolinda Leão e Manuela Botelho (Casca de nós) e Alexandre, Paulo Osório, Vanessa Valdrez, Bruno Sousa, Lígia Pinheiro, Ana Duarte, Cátia Barbosa, Catarina Morais, Ricardo, Cátia Monteiro, Rita Veloso, Catarina, Carina, Samuel Marques…(Alunos Escola Secundária de Ermesinde).

Sem comentários:

Enviar um comentário